Como Organizar uma Palestra

Uma boa palestra, além de um bom palestrante, requer certa organização e preparo.

Água e copos

Palestrantes lubrificam suas gargantas regularmente com água sem gás e sem gelo. Água gelada contrai as cordas vocais e água gasosa causa alguns pequenos desastres.

Ar Condicionado

Por melhor que seja, nenhum palestrante consegue competir com um ar condicionado barulhento e sair vencedor. Verifique antes o local do evento com o ar condicionado funcionando.

Autoridades

Chamar autoridades à mesa um por um, além de anacrônico é um desrespeito ao tempo precioso da platéia. Autoridade já começa na mesa.

Fotografias

Flashes no rosto do palestrante o tornam momentaneamente cego. Como no teatro, não é considerado elegante tirar fotos durante a palestra. Combine para tirar no início.

Local

As melhores palestras acontecem quando há espaço para o palestrante se movimentar entre a platéia.

Imprensa

Muitos organizadores querem ter ampla cobertura da imprensa. Por outro lado, quando um palestrante percebe um jornalista anotando "ipses literis" o que diz, o ritmo da palestra cai instantaneamente para uma fala mais pausada, onde cada palavra é pensada e controlada.

Não é possível dar uma palestra e uma boa entrevista ao mesmo tempo. Separe as duas coisas, dando uma coletiva à imprensa antes do evento, liberando, assim, os jornalistas que precisam voltar correndo às redações.

Luz

Platéias e palestrantes precisam ser muito bem iluminados. O show deve ser sempre o palestrante, nunca suas transparências ou slides. Jamais escureça o palestrante para que a platéia possa ver as transparências ou slides. Platéias no escuro dormem e não ficam atentas.

Nervosismo

Palestrantes normalmente estão tensos antes de uma palestra, acumulam adrenalina necessária para um bom desempenho. Podem não demonstrar, mas estão nervosos. Portanto, luvas de pelica antes da palestra, porque eles reagem como verdadeiras prima-donas.

Depois da palestra, tudo volta ao normal. Pode pedir o que quiser. São boa gente.

Platéia

Sala para 200 pessoas onde só aparecem 120 cria alguns problemas de comportamento. No primeiro sinal de que a sala não irá encher, isole com fita crepe as últimas 5 fileiras, ou tantas quantas forem necessárias obrigando todos a se sentarem juntos e na frente. Caso contrário, as últimas fileiras lotam primeiro, e os retardatários irão atrapalhar seu evento procurando os assentos na frente.

Multimidia e Retroprojetores

Apesar dos avanços eletrônicos com computadores e datashows, às vezes retroprojetores também são a solução. Computadores requerem que se apaguem as luzes, ambiente propício para a platéia cochilar.

Computadores devem vir acoplados com um drive CD, controle remoto ou mouse sem fio e programa PowerPoint. Providenciar uma tomada no púlpito e cabo serial extra para equipamento particular do palestrante.

O retroprojetor deve ter muita luz, 6.000 a 8.000 lúmens, como por exemplo o 3M 9800, 3M 9700, 3M 9550 ou o 3M 9200, nesta ordem de preferência. Limpe o pó acumulado dos vidros, embora um bom palestrante normalmente chega com 1 hora de antecedência para verificar esses detalhes.

A mesa do equipamento deve ser três vezes maior que o aparelho, ou seja deveriam caber três aparelhos lado a lado (tamanho: mais ou menos 2m x 1m).

Comentários