segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Como ter uma boa postura profissional.

A Arte de Recepcionar
• Recepcionar, atender e apresentar é uma arte! • A recepção não é somente o lugar por onde passam as pessoas, mas sim o primeiro contato do cliente com a empresa que procurou, cada um com seus interesses próprios. • Receber requer prática e disciplina, carinho com quem se recebe • Não se cumprimenta uma pessoa que acabamos de conhecer com beijos na face. Beijinhos e “tapinhas nas costas” são dispensáveis.
Conversando
Podemos identificar o grau cultural e intelectual de uma pessoa pela maneira a qual ela conversa. Conversar com pessoas inteligentes e que saibam se expressar é indiscutivelmente agradável. Portanto: • Leia sempre jornais e revistas. Atualize-se! • Não exalte o valor próprio; • Não faça fofocas; •Não faça consultas com profissionais liberais fora de seus consultórios ou escritórios; • Não fale demais, aprenda a ouvir, com certeza aprenderá mais; • Fale pausadamente; •Peça licença quando quiser ou precisar interromper a conversa. • O comportamento pode determinar a ação e reação em qualquer situação.
Lembre-se
• A conversa é feita de um diálogo e não um monólogo; • Espere a pessoa concluir o raciocínio, depois faça o seu; • Não fiquei cutucando a pessoa com que conversa, isso sim é um gesto deselegante; • Olhe diretamente para a pessoa que você conversa, pois essa atitude demonstra interesse com quem conversamos e ao mesmo tempo segurançademonstrasegurança. • Não grite! Fale em tom de voz claro e que se faça entender. • Falar corretamente, pausadamente e em tom agradável, é uma questão de praticar e disciplinar a voz. • Como solução digna de quando se esquece o nome da pessoa com quem está falando, peça desculpas e pergunte em tom amável e gentil demonstrando interesse pela pessoa: Perdão ou Desculpe, como é mesmo seu nome? • Como num espelho, a imagem refletida é aquela que a pessoa que recepciona oferece, pode ser pessoalmente ou por telefone. O cliente se sentirá bem vindo de acordo com seu comportamento, por tanto é grande a responsabilidade de quem o recebe.

USO DO TELEFONE
• O Telefone deve ser atendido em no MÁXIMO ao terceiro toque. • Nuca diga ALÔ, informe de onde fala, quem fala e cumprimente. Ex. ABC, Ana Paula , Bom dia! • Sorria também ao telefone, porém evite a euforia • Não use balas, cigarros, ou qualquer coisa que atrapalhe na sua dicção. • Nunca diga um minuto ou “minutinho” e sim, UM MOMENTO. • Tenha sempre a mão, lápis e papel, anote todos os recados e a pessoa quem fala. • Nunca deixe o cliente esperando por muito tempo, dê uma satisfação de tempo em tempos. Atender sempre as pessoas, como gostaria de ser atendida. Considerar a educação, a instrução e o humor de cada um. • Raramente separarmos as expressões verbais das visuais, elas acontecem num movimento contínuo.
Expressões Verbais
Podemos perceber se uma pessoa é (ou está) confiante até mesmo pelo seu modo de falar. Há pessoas que ao falarem não percebem, mas costumam falar alto demais quando se expressam verbalmente. Se você tem esse problema, eduque-se. Pense antes de falar, fale pausadamente e corretamente. Perceba o ambiente e com quem você está falando. Mas também não prenda a voz como se estivesse cochichando, atinja o meio termo. Dê equilíbrio à sua voz. Use sempre: SENHOR SENHORA OBRIGADO POR FAVOR AGUARDE UM MOMENTO POSSO AJUDAR?
Expressões Verbais Proibidas
QUERIDO (A) GÍRIAS LINDO(A) BENZINHO TIO(A) MEU AMOR

Postura Profissional
• Falar sobre postura não se aplica apenas à nossa postura corporal. Nossa atitude social também se encaixa dentro de uma postura: à moral. • É o modo de agir, o conjunto de comportamentos no contato com o cliente em nível impessoal, pois, nossos problemas ou sentimentos não devem interferir na relação recepcionista-cliente. “Nosso Corpo fala por nós.” Requer Ainda: • Manter o bom humor sempre! • Conhecer o serviço prestado! • Ser dedicada, fazer tudo da melhor maneira possível. “Prazer em fazer bem feito”. • É muito difícil aceitarmos nossos defeitos, pois estamos constantemente transformando-os em qualidades. Esta atitude além de se errônea, pode nos afastar de nossos colegas; • As pessoas que não enxergam seus próprios defeitos costumam enxergálos nos outros, como se fosse seu reflexo, causando intrigas e conflitos nos relacionamentos. • Para aprender a conhecer melhor a si mesmo como pessoa; é indispensável que você seja sincero e honesto em seus julgamentos internos (auto-avaliação) • Saiba identificar a hora certa e com quem brincar; • Não tente ser íntimo de quem não lhe permitiu tal atitude fale em seu nome e não em nome de outro(s) •Se você for amigo de um superior, no local de trabalho trate-o profissionalmente, sem intimidades. A hierarquia existe para ser respeitada.
Adequação Comportamental
• Comportamento gera comportamento, atenda sempre com prontidão, presteza, habilidade e delicadeza. • Desculpe-se por qualquer eventualidadeeventualidade! • Use sempre o nome próprio do cliente, pois isso demonstra um tratamento diferenciado! • Se precisar fazer anotações, avise-o. O Cliente deve sentir-se a pessoa mais importante!!! SITUAÇÕES DIFÍCEIS •Mantenha o equilíbrio e a compostura. • Olhe nos olhos, não desvie o olhar. • Não se justifique dizendo: “ A culpa não foi minha!” • Analise e procure a solução mais prática para o caso. “Quando você controla as suas emoções, você é o mestre. Quando as situações te controlam, você é o escravo.” SORRIA SEMPRE!

Apresentação e Aparência
Além de estar com a aparência impecável, é preciso sentir-se seguro para transmitir esta sensação aos passageiros e causar uma boa impressão. É ter os ombros alinhados, as costas eretas, o olhar brilhante, o andar correto, a voz pausada e agradável, a postura polida e ao mesmo tempo firme. A pessoa de sucesso é reconhecida de longe. Não porque tenha um símbolo estampado em si mesma, mas porque sua atitude reflete o sucesso. Por isso é de extrema importância o uso adequado do nosso uniforme, pois além de ser uma identificação da empresa, passamos confiança e credibilidade.
Dicas de Elegância
Vale lembrar que para as mulheres,o uso de uma maquiagem é a complementação perfeita do nosso uniforme : Deve-se usar o mínimo de maquiagem possível, apostar mais em lápis, rímel e batom e utilizar menos pó, corretivo e blush . Com o tempo quente, a pessoa vai suar, a maquiagem derrete e o resultado é ruim. Lápis e rímel deixam um visual bacana e são recomendáveis por não serem tão vulneráveis ao calor. O uso do gel nos cabelos permite um penteado perfeito e permanente. Acessórios discretos demonstram delicadeza e charme. Já para os homens, a elegância se exprime numa barba bem feita, gel nos cabelos, sapatos bem engraxados. Unhas feitas mostram cuidados e higiene.
Dicas que ajudam a mudar a forma de agir na Empresa
1. Aprenda a ouvir. 2. Busque sempre respostas concretas e inovadoras. 3. Tenha sempre em mente o melhor desempenho da equipe. 4. Seja cooperativo. 5. Busque a autodisciplina. 6. Tenha disposição para correr riscos, pois não há nada no mundo que tenha risco zero. Ouse.Dê sempre o melhor de si. O que realmente vale em nossa vida é aquilo que fazemos pelos outros.

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