10 dicas para arrasar em apresentações e seminários





Confira alguns conselhos que irão te ajudar a manter o público entretido, convencer a banca de avaliadores e acalmar a ansiedade
A maioria das apresentações, seja em aulas expositivas ou de trabalhos acadêmicos, é muito chata. Normalmente, os oradores têm dificuldade em transmitir o conteúdo proposto sem serem monótonos ou ficarem nervosos demais. Se você precisa se preparar para apresentar um trabalho escolar, monografia ou dar uma aula, não fique na mesma situação.
Confira a seguir 10 dicas para que você faça uma apresentação interessante e convincente, com muita competência:
Como fazer apresentações: 1) Construa uma história
Apresentações que apenas "jogam" informações para os ouvintes sem contextualização ou significado são muito chatas. Ao invés de fazer algo assim, conte uma história. Faça uma introdução com alguma ilustração que exemplifique aquilo que você quer transmitir. Você pode usar pessoas da plateia como personagens, por exemplo. Esse tipo de método não apenas entretêm a audiência, como também facilita o entendimento.

Como fazer apresentações: 2) Mantenha a relevância
Platéias só prestam atenção para histórias e tópicos que são imediatamente relevantes. Considere o tipo de avaliação que você quer receber, ou o produto que deseja vender, e ao redor desse objetivo desenvolva seu tópico.

Como fazer apresentações: 3) Faça introduções (muito) curtas
Um falatório que descreva você, sua empresa ou pesquisa, como você chegou a esse assunto, etc, apenas entendia as pessoas. Mantenha sua introdução apenas para o que for obrigatório para avaliação e entendimento do assunto, e não passe disso.

Como fazer apresentações: 4) Comece com uma revelação ou choque
Introduza seu discurso com dados de um fato chocante, uma revelação surpreendente ou uma perspectiva inédita e única que naturalmente te leve para a mensagem que você quer passar.

Como fazer apresentações: 5) Faça discursos curtos e enxutos
Qual foi a última vez que você ouviu alguém reclamar por que uma palestra foi muito curta? Diminua pela metade o tempo de apresentação que você planejou originalmente. Não se esqueça que quando estamos nervosos falamos mais do que planejado. Você deve levar isso em conta também.

Como fazer apresentações: 6) Use fatos e não generalize
Conceitos confusos refletem pensamentos confusos. Reforce seus argumentos com histórias e dados que sejam quantificáveis, verificáveis, relevantes e interessantes.

Como fazer apresentações: 7) Use planos de fundo simples
Fundos de plano em apresentações digitalizadas devem ser simples e limpos. Imagens muito detalhadas apenas dificultam e distraem a atenção dos ouvintes. Use um fundo simples, de uma cor neutra e básica.

Como fazer apresentações: 8) Use fontes legíveis
Da mesma forma que os planos de fundo, as fontes também devem ser básicas. Além do estilo, as fontes devem ter a cor e o tamanho ideias. Use tamanhos grandes e fonte simples, como a Arial. Evite negritos, itálicos ou usar apenas letras MAIÚSCULAS.

Como fazer apresentações: 9) Não exagere nos efeitos
Você deseja que seu público lembre-se de sua mensagem e não de quantos efeitos especiais você usou para transmiti-la. Em quase todos os casos, quanto mais simples melhor. Não exagere em efeitos de transição de slides ou movimentos do texto.

Como fazer apresentações: 10) Cheque seu equipamento com antecedência
Essa dica vale, principalmente, para quem for usar recursos digitais. Se você for usar o PowerPoint, projetores e pen-drive ou CDs, garanta que estão todos configurados corretamente e funcionando. Não se esqueça de fazer uma cópia online de seu arquivo, caso você perca a apresentação em seu pen-drive, assim poderá consultá-la de qualquer lugar. Quando chegar ao local da apresentação, confira todos os equipamentos, cabos e tomadas. Dessa forma, você não irá passar por surpresas e poderá fazer sua apresentação sem preocupar-se com imprevistos.


Fonte: Universia Brasil

Comentários